sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Dries Van Noten e a moda que vem da Bélgica

O estilista belga Dries Van Noten


Dias corridos para o estilista belga Dries Van Noten. Depois de apresentar sua coleção outono/inverno 2014 em Paris no início da semana, ele inaugura mostra de seus trabalhos no museu Les Arts Décoratifs amanhã, sábado, 1 de março, na capital da moda. 

"É um trabalho de introspecção, uma reflexão sobre mim mesmo, sobre o meu modo de trabalho e minha relação com a arte e outras culturas que me apaixonam", diz Van Noten, que frisou não se tratar de uma retrospectiva.

A curadoria escolheu por colocar as criações de Van Noten ao lado de outras peças do acervo do museu, como vestidos de Cristóbal Balenciaga e Christian Dior, e fazer referência a obras de arte que influenciaram o estilista, como quadros do inglês Francis Bacon e Jacques-Émile Blanche, que fez um retrato de Marcel Proust.

Van Noten fez parte da trupe de belgas que invadiu Londres dentro de uma kombi para participar da semana de moda daquela cidade na década de 80, ao lado de Martin Margiela e Ann Demeulemeeuster. Nunca quis fazer alta-costura, gosta de "roupas usáveis". Sua passarela é sempre colorida, criativa e cool. Cria sapatos, bolsas e óculos também com igual competência.

Mora com o parceiro Patrick Vangheluwe numa casa nos arredores da cidade de Antuérpia, na Bélgica. Quando não está criando suas coleções (e são quatro por ano, masculina e feminina), se distrai cuidando do jardim.  

Para visitar a exposição:

Dries Van Noten - Inspirations
Les Arts Décoratifs – Mode et textile
107 rue de Rivoli
75001 Paris

Telefone. : 01 44 55 57 50
Metrô : Palais-Royal, Pyramides ou Tuileries 

De 1 de março a 31 de outubro

Link para o site do museu sobre a exposição


Acompanhe detalhes do desfile de moda outono/inverno de Dries Van Noten que aconteceu na quarta-feira, 26, em Paris, inspirado no trabalho da designer inglesa Bridget Riley, que fazia op-art.















Nenhum comentário:

Postar um comentário