sábado, 15 de fevereiro de 2014

IKEA oferece dignidade e design sustentável para refugiados em parceria com a ONU

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, com a sigla em português ACNUR, e UNHCR em inglês, é um órgão das Nações Unidas criado em 1950. 

Tem como missão dar apoio e proteção a refugiados de todo o mundo. Junto com a Fundação IKEA, o ACNUR anunciou uma importante parceria que fará a diferença para milhares de refugiados no mundo inteiro: um novo abrigo que vai substituir tendas obsoletas e ruins, que duram apenas seis meses. 

Por se tratar de IKEA, o projeto é desmontável, modular e pode ser erguido em quatro horas. Estima-se que a duração do artefato é de três anos. Sabe-se que um refugiado pode ficar nessa situação itinerante por até 12 anos.

O projeto também apresenta uma série de outras vantagens: mais espaço e privacidade, melhor controle de temperatura e coleta de energia solar (o bastante para iluminar o interior à noite). O abrigo está sendo testado na Etiópia antes de ser empregado mundialmente. Os abrigos são apenas a primeira parte de uma colaboração a longo prazo que, espera-se, proporcionará saúde e educação para quem precisa.

O protótipo foi selecionado como um dos três finalistas para o World Design Impact Prize 2014. Os outros dois apresentam uma seringa que não pode ser reutilizada (ela muda de cor depois de utilizada), e um fogão ecológico que armazena energia.

Independente desse reconhecimento, o projeto do abrigo já é vencedor por fazer a diferença na vida de milhares de refugiados distribuídos pelo mundo. O finalista será anunciado no dia 28 de fevereiro, na Cidade do Cabo, na África do Sul. 

Conheça o projeto em fotos e o vídeo (em inglês) que mostra como o abrigo é construído. 

Refugiados na Etiópia
Os abrigos podem chegar a outras partes do mundo em breve




Nenhum comentário:

Postar um comentário