quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Túnel do tempo


Peça de metal escovado é exemplo de vintage industrial


A Revolução Industrial do século 19 trouxe máquinas, engrenagens e muito metal para a civilização. As formas duras se transformaram, com os anos, em fonte de inspiração para arquitetos e decoradores que incorporaram essa estética em projetos de residências, bares e restaurantes. Nascia ali o vintage industrial, uma tendência de design de interiores que cada vez mais ganha força.

A moda começou a pegar quando os lofts de Nova York, antigos galpões instalados em áreas não tão nobres, mas hoje bastante valorizadas, começaram a receber peças que combinavam com essa atmosfera brutalista, sem acabamento. Os garimpeiros de móveis de plantão começaram a sair em busca de tudo o que lembrasse a época da revolução. Mesas de metal, estantes, luminárias, estantes, mesas, cadeiras. Quando mais velho, mais bacana.

A loja Desmobília, especializada em móveis de época, releituras e reproduções, é uma das mais criativas quando o assunto é vintage industrial. No site da empresa, há uma seção dedicada ao tema com achados que nos fazem lembrar a escola onde estudamos, a fábrica onde nosso tio trabalhou e o visual de bares antigos.

Usar uma peça vintage industrial na decoração de uma residência requer, entretanto, uma cautela especial. Um ambiente carregado com peças de metal torna tudo frio e nada aconchegante. A receita perfeita é escolher uma peça de impacto e combinar com o que já existe, de preferência de cores quentes e textura aconchegante. A tendência cada vez mais ganha fãs, seja porque na maioria das vezes as peças são únicas e exclusivas, seja porque nos trazem lembranças afetivas.         

Armário da década de 60 no escritório
Luminária pantográfica


Mesa, banco e estante de metal com cadeira
da década de 50: boa combinação

Sala de jantar com cadeiras de metal coloridas


Luminária de galpão 


Relógio da Desmobília (www.desmobilia.com.br). A loja faz sua venda especial a partir desta sexta-feira, 25/11
Banco Mourato, da Oppa (www.oppa.com.br), é referência
 para quem quer ter uma peça vintage industrial em casa

Nenhum comentário:

Postar um comentário