terça-feira, 22 de outubro de 2013

Tchau gravata?

Barack Obama, presidente dos Estados Unidos,acena
 com David Cameron, primeiro-ministro do Reino Unido.
A nova ordem mundial diz: aqui é sem gravata

Quando Barack Obama, presidente dos Estados Unidos estabelece um novo parâmetro para um acessório que decora o pescoço, a pergunta surge imediatamente: a gravata morreu? Símbolo do mundo corporativo, o pedaço de pano que surgiu no século 17, durante a Guerra dos 30 anos da França, com a função de fechar os casacos dos soldados, resistiu. O adorno agradava o rei Luís 13, que batizou a peça de La Cravate. Outras línguas seguiram o nome de batismo como a italiana cravatta, a alemã krawatte, a espanhola corbata e a brasileira gravata.

De lá para cá, a gravata ganhou formas e tecidos diferentes ao longo dos séculos, mais como signo de elegância do que propriamente de funcionalidade. Assim como o biquíni, o pequeno pedaço de tecido aceita estampas variadas e agrada dos mais conservadores aos fashionistas.

Recentemente, em aparição oficial, príncipe Harry da Inglaterra surgiu com uma gravata de coelhinhos, o que a imprensa mundial apenas entendeu como mais uma ousadia do nobre rebelde. O cantor Justin Timberlake lançou seu terceiro álbum e no videoclipe de divulgação da música Suit and Tie apareceu de terno Tom Ford com gravata-borboleta, estabelecendo um novo código moderno para o mundo da música.

Apesar de as grandes lojas de departamento confirmarem que as vendas dos acessórios caem ano a ano, a gravata chega a 2013 como símbolo de escolha fashionista. O blogueiro Brian Boy acaba de lançar uma coleção para a estilista Adrienne Landau, desenhada por ele, de gravatas-borboletas de pele sintética coloridas, o que prova que quando o assunto é elegância, há sempre espaço para reinventar um clássico de mais de dois mil anos. 

La cravate do século 17 usada por soldado
durante a guerra dos 30 anos na França
A gravata em forma de laço adornava os pescoços
dos dândis no século 19


Todos querem ser Don Draper com sua gravata fininha cheia de
charme, seus ternos bem cortados e seu gel no cabelo

A gravata-borboleta é um clássico dos fashionistas, que desfilam
a peça em ocasiões formais ou descontraídas

Justin Timberlake largou os looks agarradinhos e
surgiu de terno Tom Ford com gravata-borboleta

As gravatas para todos do blogueiro Brian Boy, que criou
 uma coleção para a estilista Adrienne Landau 
Gravatas para que te quero! Peças originais para quem
 quer se destacar na multidão com muito estilo


Nenhum comentário:

Postar um comentário