quinta-feira, 5 de junho de 2014

Jogo de corpo - quando o futebol vira balé. Ou vice-versa.

A primeira vez que saí com André Porto para fazer uma pauta, eu quase não acreditei. Antes que eu conseguisse fazer a primeira pergunta, ele já tinha feito todas as fotos e embarcado no táxi. Sem querer minimizar quem prepara a luz, Porto é daqueles caras que preza pelo instantâneo. Perde-se uma foto em um segundo. Mas também ganha-se. E muito. 

Surpresa bacana quando ele me enviou a série de fotos que fez em parceria com a São Paulo Companhia de Dança, conduzida pela competente Inês Bogéa. Ele pesquisou o bailado dos jogadores de futebol e a trupe o convidou para que reproduzisse, em campo, as poses e momentos históricos que tanto gostamos de ver.

O resultado é fantástico. Formado em Arquitetura, André Porto é fotojornalista desde 1998 e já trabalhou nos jornais Agora São Paulo e Folha de S. Paulo e as revistas IstoÉ, Bravo! e Rolling Stone. Em 2003, venceu o Prêmio Folha de Jornalismo e recebeu Menção Honrosa no Wladimir Herzog de Direitos Humanos.

Para quem quiser conhecer a série completa de fotos, elas estarão em cartaz de 11 de junho a 30 de julho. A mostra Jogo de Corpo tem entrada gratuita e é aberta ao público, na Biblioteca São Paulo - Parque da Juventude (av. Cruzeiro do Sul, 2.630 - ao lado da Estação Carandiru do Metrô). O horário de funcionamento é de terça a sexta, das 9h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 9h às 19h. Mais informações: (11) 2089-0800. 

Porto é sensacional. Nessa série, entretanto, ele mostra um lado que eu não conhecia e passo a recomendar a partir de agora - a foto-arte. Se quiser ver mais fotos além dessas que publico aqui, acesse esse link do UOL. 

Para entender André Porto, visite seu flickr


Balé e futebol: artes complementares 

Bicicleta no ar: pose clássica

Jogo de Corpo: exposição fotográfica em cartaz a partir de 11 de junho





Nenhum comentário:

Postar um comentário