quinta-feira, 26 de junho de 2014

Blazer, um coringa. Por Rodrigo Leite.

Rodrigo Leite: gato, estiloso, bom texto, entende tudo de blazer. Meu blogueiro convidado

Quem me segue sabe que eu gosto de escrever sobre moda, feminina ou masculina. Sou até muito suspeita para fazer essa classificação, porque adoro roubar peças do guarda-roupa dos homens para chamar de minhas. Militarismo, camisa, oxford. Aponto o que acredito ser interessante, mas ninguém melhor do que um "moço" para falar o que eles acham da moda. Não?
Rodrigo Leite, jornalista, é daqueles que você bate o olho e já sabe que ele gosta de se vestir. Roupa, cabelo, look que se destaca na multidão: ele manda bem. Por que não convidar esse cidadão para blogar como convidado no Cinquenta com Pimenta? A estreia é agora, aqui. Ele fala sobre blazer. E tenho certeza que vai falar sobre carro, balada, gastronomia, entrego na mão dele, sem piscar. Vai, Rodrigo, evolui nessa pista. Obrigada! (Cinthia Rodrigues)

Blazer é uma das peças do vestuário masculino que mais gosto. É aquela peça de roupa que todo homem deveria dar tanta atenção como dá para uma calça jeans. Ter uma peça bem cortada no armário, com medidas bem acertadas, é como ter a chave para se sofisticar em poucos segundos.

Obviamente, você deve estar associando o blazer a um look mais formal, ou mesmo a um evento onde há a necessidade de se vestir com um pouco mais de rigor. No entanto, a versatilidade da peça permite que você faça combinações que encaixem a peça em qualquer tipo de situação.

E as peças com padronagens diferenciadas ou cortes diferenciados, dão um ar bem moderno, e permitem o uso de acessórios e roupas com cores mais fortes, sem a necessidade de se alterar o estilo pessoal.

Dicas importantes:

- Blazer realça sua forma física. Caso você esteja fora de forma, é aconselhável usar blazers menos acinturados e mais curtos.

- Blazers podem (e, particularmente, acho que devem) que ter um corte mais justo que um terno convencional.

O blazer não pode ficar apertado no peito. Se, ao abotoar o primeiro botão, a peça perder a forma, ajuste ou busque um número maior.

- O azul marinho é a primeira cor de blazer que você deve ter. E, curiosamente, evite o blazer preto. Prefira o grafite ou o cinza. Azul claro funciona bem com peças mais coloridas.

- Blazer acinturado é o melhor amigo de pessoas muito magras.

- E por último, e mais importante. Paletó não é blazer. Você só consegue usar um paletó como blazer se ele tiver um corte moderno e se tiver apenas dois botões. (Rodrigo Leite)


Particularmente, fujo das botas de cano alto e da gola excessiva da terceira foto

Básico do básico e que funciona super bem

Dobrar as mangas destrói a estrutura da peça, mas agrada no visual

Modelos com cortes diferenciados e materiais estruturados aceitam melhor acessórios como toucas

Corte tradicional e xadrez: combinação exata (dica, só abotoe o primeiro botão de cima, nunca os dois)

Coletes são ótimos parceiros do blazer, e permitem combinações de texturas. Nem todo blazer se permite usar com a gola levantada 
Blazer com cotoveleira combinam mais com visuais retrô e peças mais clássicas

Nenhum comentário:

Postar um comentário