segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Guilherme Wentz: design com lifestyle

Guilherme Wentz desistiu do curso de Administração de Empresas no meio do percurso para cursar Design de Produtos. Que excelente notícia, diriam os empresários que hoje comercializam as peças do gaúcho que nasceu em Caxias do Sul.

É o caso de Rubens Simões, da Riva, que o convidou para criar a linha K, de fruteira, centro de mesa e bandeja de bar. As peças inspiradas na arquitetura de linhas retas garantiram ao designer o reconhecimento internacional - o iF Design Award 2013. Wentz tem quatro (!) anos de carreira.

O jovem talento trabalhou como funcionário da Riva entre 2011 e 2012, onde teve a oportunidade de lançar sua primeira coleção autoral. Em seguida, como autônomo, projetou a mesa Officer, móvel de escritório perfeito para quem procura função e beleza. Tem tampo retrátil e tomadas, além de ser esteticamente perfeita.

Disposto a comercializar o produto, o caxiense mandou um e-mail para o empresário Marcus Ferreira, das lojas Decameron e Carbono. "Era o e-mail padrão da loja", lembra. Ferreira, conhecido por seu envolvimento na descoberta de novas estrelas e a promoção da indústria local, chamou Wentz para conversar.

A mesa entrou em produção e também ganhou um prêmio: o Idea Brasil. A parceria foi tão proveitosa que Ferreira convidou o "menino" para fazer a curadoria de peças da nova loja Carbono na alameda Gabriel Monteiro da Silva, 1618, em São Paulo. 

Assim lembra Wentz do início do trabalho. "A referência escolhida foram os galpões do Brooklyn, em Nova York, com muita pedra e tijolo aparente, assim os móveis saltariam aos olhos", diz o designer, que escolheu os móveis que ficam em exposição. A loja foi concebida pelo estúdio SuperLimão.

Particularmente fã do design escandinavo, Wentz desenhou peças em madeira clara. Sua linha Gambitos é um primor de simplicidade com bom gosto. "O lugar onde eu moro, Caxias do Sul, é frio, e isso me inspira muito", diz o profissional de 26 anos, que trabalha em esquema de co-working com um arquiteto e um designer gráfico e gosta de surfar no fim de semana.

"O modo de vida de alguém acaba se refletindo no que ele cria e produz", diz Wentz, que sonha em criar uma luminária e é fã do inglês Tom Dixon e da francesa Inga Sempé. No vídeo abaixo, ele conta como montou uma cabine de DJ para a Red Bull e comenta sobre seu modo de trabalho.

Guilherme Wentz: alegria de viver com muita criatividade


Mesa Officer de madeira tem tampo retrátil


As tomadas acopladas se escondem embaixo do tampo

Fruteira da coleção K, da Riva, seu primeiro design autoral,
que ganhou o iF Design Award, um dos mais prestigiados do mundo

Peça da linha Gambitos francamente inspirada no design escandinavo, de madeiras claras e formas simples


Nenhum comentário:

Postar um comentário