terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Presépios world tour


A empresária italiana Francesca Alzati, da grife de tapetes By Kamy, foi uma das convidadas pelo Museu de Arte Sacra de São Paulo, para criar e montar o seu presépio, para a exposição Presépios: Um Olhar, uma História, aberta ao público até o dia 6 de janeiro de 2014.

Sua obra possui uma área central e duas laterais. A central é marcada pela emoção do nascimento e o que isso simboliza para o Natal; as laterais, cheias de anjos, são cantos de recolhimento e reflexão, para que o visitante possa parar e se encontrar, saindo da exposição com uma nova experiência. A ambientação é totalmente brasileira, inspirada no barroco português e nas imagens da igreja "Nossa Senhora do Brasil".

A exposição apresenta 35 presépios cedidos por colecionadores particulares e consulados de 20 países como Polônia, Portugal, França, Alemanha, Espanha, Itália, Israel, Estados Unidos, México, Uruguai, Colômbia, Chile, Venezuela, Argentina, Peru, Guatemala, Equador, El Salvador, Zimbabwe e Nigéria. 

A mostra oferece ao público a oportunidade de conhecer a diversidade cultural da representação de Cristo sob a ótica de diferentes povos. Compostos tanto por peças de coleções particulares como por itens do acervo do MAS/SP, estão em exibição presépios de nacionalidades e épocas distintas, feitos de diferentes materiais como argila, madeira, papel, tecido, barro cozido, aniagem, etc. 

Presépios: Um Olhar, uma História é o resultado de um esforço coletivo, onde cada convidado abre seu coração e representa uma história universal do nascimento de Jesus.

Convidados:
Alessandra Campiglia, Angelo Derenze, Antonio Ferreira Jr., Baba Vaccaro, Beatriz Moura Andrade Araujo, Beatriz Monteiro de Carvalho, Bruna Carvalho, Brunete Fraccaroli, Chris Ayrosa, Eduardo Machado, Esther Giobbi, Esther Schattan, Fatima Salton, Francesca Alzati, Glorinha Baungart, Graziella Leonetti, Irene Ravache, Jóia Bergamo, Jorge Brandão, Lilian Bomeny, Lourdes Bottura, Marcelo Lima, Margarethe Abussamra, Maria Adelaide Amaral, Maria Pia Trussardi, Maria Thereza McNair, Olga Krell, Pedro Ariel, Priscila Pacey, Regina Carvalho, Roberto Sansão, Sabina de Libman, Sandra Penteado, Simone Goltcher, Sonia Diniz, Toninho Mariutti, Valéria Beraldin, Vic Meirelles, Vilma Eid, Virginia Lamarco, Wair de Paula e Walkiria Tesssari Derenze.



Exposição: Presépios: Um Olhar, uma História
Curadoria: Cristina Ferraz
Texto: Cesar Giobbi
Expografia: Antonio Ferreira Jr.
Desenhos: Paulo von Poser
Período: 27 de novembro de 2013 a 6 de janeiro de 2014
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Avenida Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo
Tel.: (11) 3326.5393 – agendamento/ educativo para visitas monitoradas
Horário: terça a sexta das 9h às 17h, sábado e domingo das 10h às 18h
Ingresso: R$ 6 (estudantes pagam meia); grátis aos sábados
Número de obras: 35
Dimensões: variadas

O presépio criado por Francesca Alzati

O barroco brasileiro inspirou a empresária italiana

Nenhum comentário:

Postar um comentário