terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Ann Demeulemeester, a estilista das heroínas românticas modernas, deixa as passarelas

Ela fazia parte de uma trupe de seis estilistas belgas que lotou um caminhão de roupas em 1986, e partiu para Londres. A viagem fez por colocar a Bélgica no mapa da moda, dominada por estilistas franceses. Logo foram batizados de "Antwerp Six". Entre eles também estava Dries Van Noten, outro grande nome do circuito. 

A moda que vem daquele país sempre chama atenção pela originalidade e exerce fascínio entre fashionistas. Martin Margiela é belga, assim como Haider Ackermann, que nasceu na Colômbia mas estudou em Antuérpia. Ele é o preferido de Tilda Swinton e Penelope Cruz.

Ann Demeulemeester firmou sua marca nas passarelas com roupas góticas, pretas ou brancas, carregadas de simbolismos e muitas franjas. Casacos militares, coturnos e modelagem solta tornaram-se atemporais em um mundo tão volúvel e ávido por novidades.

No final de novembro, os funcionários das lojas que vendem suas roupas receberam uma carta escrita de próprio punho em que a estilista anunciava sua saída do negócio. "Sempre segui o meu caminho e um novo tempo chega para minha vida pessoal e para a marca. É hora de separar os caminhos". 

Não se sabe ainda quem vai liderar a marca. O jornal The New York Times sugeriu que a sócia Anne Chapelle assuma o controle do negócio, mas ela apenas declarou que a próxima coleção, a ser exibida em fevereiro de 2014, ainda terá a participação de Ann, que deve se aposentar.

As heroínas românticas, mesmo que vestidas com armaduras pretas e alfaiataria muito bem cortada agora ficaram órfãs. Mas Ann Demeulemeester, absolutamente, deixou gravada em pedra sua marca registrada na história da moda.

A estilista Ann Demeulemeester

Heroína romântica dos tempos modernos

Heroínas românticas dos tempos modernos


Alfaiataria muito bem cortada e modelagem solta


Coturno preto: um clássico da passarela de Ann


Branco também fazia parte da cartela de cores da belga


Calça masculina


Acessório com pele de animal fake
A casa onde a estilista mora com a família
foi projetada por Le Corbusier, em 1926

Nenhum comentário:

Postar um comentário