segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Chanel, Dallas e a alta-costura que se reinventa

Karl Lagerfeld, o diretor criativo da maison Chanel, tem por tradição homenagear as cidades que fizeram parte da história da vida de Gabrielle "Coco" Chanel. 

Dessa vez, o circo da moda foi montado na cidade de Dallas, Texas, onde aconteceu um desfile e a projeção do média-metragem The Return, que conta a história do retorno da estilista francesa às passarelas depois de 15 anos de inatividade.  

Dallas é a cidade para onde Chanel viajou, em 1957, a convite de Stanley Marcus, da loja de departamentos Neiman Marcus. Ela não gostava do mercado americano, mas enxergou naquele convite uma forma de fazer as pazes com quem a acusava de ser antissemita. 

O empresário visionário, que vendia as roupas da estilista em sua loja de luxo, recepcionou a francesa no aeroporto e a levou para apreciar um churrasco típico da região.

Chanel não gostou muito da comida e jogou o prato embaixo da mesa, que acabou caindo nos sapatos vermelhos de cetim de Elizabeth Arden, outra mulher à frente de seu tempo, ao inventar o conceito da maquiagem moderna.

No filme dirigido pelo próprio Lagerfeld, Geraldine Chaplin revive os momentos de angústia de Chanel, que depois de se consagrar como uma das mulheres mais poderosas da indústria, não consegue mais cair nas graças do público feminino. O ano era 1953 e ela tinha mais de 70 anos.

Durante o filme, ela é entrevistada por um jornalista americano, interpretado por Rupert Everett, onde expõe suas mais sinceras opiniões. Anos depois, o mercado a consagra novamente e ela faz a viagem para os Estados Unidos, para ver suas criações em território americano.

"Odeio saias curtas e blue jeans, e as pérolas que eu uso são falas. Não uso roupas para parecer mais jovem, bom gosto não tem nada a ver com beleza", disparava a estilista.

Na festa que aconteceu em Dallas, Karl Lagerfeld apresentou a nova garota-propagada na casa: Kristen Stewart, que foi criticada pelas roupas "desleixadas" que usou. 

Na arena, roupas inspiradas no deserto e terninhos usados com botas fizeram a platéia delirar, mostrando que o legado de Mademoiselle Chanel continua imbatível.

Acompanhe cenas da festa, do desfile e assista ao filme, disponível no youtube, ainda sem legendas em português. 


Coco Chanel é recebida por Stanley Marcus, da loja de departamentos Neiman Marcus, em Dallas, em 1957

Mary "Billie" Marcus, Chanel e Stanley Marcus
Chanel e suas modelos no filme The Return (O Retorno)
Rupert Everett faz o jornalista que entrevista Chanel (Geraldine Chaplin, perfeita)


Anna Wintour, editora da revista Vogue América, e Karl Lagerfeld chegam à festa em Dallas, Texas


Kristen Stewart é a nova garota-propaganda da Chanel

Terninho com botas


Georgia May Jagger desfila

Tweed revisitado sob a ótica do oeste americano


Extremamente feminino

Preto e branco: um clássico Chanel


Pronta para o rodeio sem perder o glamour

O bordado alta-costura, item indispensável nas criações de
Karl Lagerfeld para a maison Chanel



Nenhum comentário:

Postar um comentário