quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Muito além de duas cores - Pantone visionária

Rose Quartz e Serenity: as referências da Pantone para 2016 

Um rosa pálido e um azul bebê: juntos. É a primeira vez que a a Pantone, empresa americana criadora de um sistema de cores que orienta o mercado, escolhe duas cores que serão referência para o mundo da moda, decoração, beleza, consumo, utensílios de cozinha, comportamento, entre outros.

O Rose Quartz, que já figurava como tendência de cor para a empresa, une-se ao Serenity, sugerindo paz, tranquilidade e desaceleração. "Nossas vidas são muito estressantes, e vemos que os consumidores estão tentando cortar esse barulho, com mais tempo de descanso e a oportunidade de desligar", diz Laurie Pressman, presidente do Instituto Pantone.

Cores pálidas que se unem sugerindo tranquilidade e desaceleração

No ano passado, a cor escolhida foi a Marsala, um denso e vibrante tom na cor de vinho. Para 2016, a empresa inovou ao selecionar duas cores, o que nunca havia feito desde 1999, quando o lançamento da Cor do Ano se tornou um dos anúncios mais aguardados do mercado. "Os consumidores precisam ter o direito de escolher", diz Laurie.  


Lily-Rose Depp em duas peças Chanel: o mundo da moda já antecipava a tendência em 2015


A partir de agora, as cores entrarão no imaginário de estilistas, designers, criativos e antecipadores de tendências que trabalham no mercado de consumo. O mundo da moda já antecipava a tendência em 2015 - Chanel e Valentino já vinham trabalhando com a cartela de cores antes do anúncio. A indústria de móveis escandinavos também andou pincelando seus móveis de madeira clara com tons claros nos últimos tempos - quebrando a hegemonia do branco, preto e bege. Quando se trata de antecipação de tendências (ou cristalização do imaginário coletivo), a Pantone é imbatível. O que será que sentiremos e projetaremos para 2017?




Capa da revista Bazaar já publicada mostra a harmonia das duas cores


Histórico de escolha da Pantone: de cores densas à leveza para 2016






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