segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Madeira, palhinha e Poltrona Mole: decoração afetiva para um amplo apartamento


Madeira e palhinha na sala de jantar bem espaçosa para acomodar a família. A mesa é da Benedixt e as cadeiras, da Thonet, à venda na Isto É Brasil



Quando resolveram reformar o apartamento de 100 metros quadrados no bairro Jardins, em São Paulo, o casal de proprietários fez um pedido especial para a arquiteta e paisagista Lucia Manzano: espaço para circular. A integração total da sala de estar, jantar e cozinha acabou se tornando o grande trunfo do imóvel, que é amplamente iluminado, graças também às paredes brancas.



Outro pedido do cliente foi não deixar de lado uma Poltrona Mole. Desenhada por Sergio Rodrigues, herança de família e a protagonista da decoração que evoca a década de 50, a Mole faz parceria com cadeiras de palhinha, mesa de madeira, muitas plantas e ladrilho hidráulico na cozinha. Um imóvel sem arroubos de extravagância e cartela de cores, mas 100% funcional e aconchegante. Confira entrevista com Lucia Manzano no final do post.



Cerâmicas na bancada para acomodar apetrechos para cozinhar
Marcenaria e utensílios brancos na cozinha e chão revestido com ladrilho hidráulico da Casa Franceza: tradicional sem ser monótono

O porta-revistas ao lado do sofá italiano já foi bujão de gás de ar condicionado
O aparador amarelo foi criado pelo escritório da arquiteta Lucia Manzano

Poltrona Mole de Sergio Rodrigues: herança de família. Atrás dela, um lindo vaso de camedórea traz o verde para o ambiente


Vasinhos comprados em viagem: decoração afetiva e única


Entrevista com a arquiteta e paisagista Lucia Manzano

De onde veio a inspiração para compor o projeto? Qual o conceito principal?
A principal questão do projeto foi a decisão pela integração total do estar TV / jantar / cozinha.  A ideia foi valorizar as áreas de estar e convívio, pois o casal gosta muito de receber. Por isso, valorizamos a escolha dos acabamentos para criar um só conjunto em uma grande sala. O dormitório de serviço, que era muito grande foi em parte integrado à sala para acomodar o móvel da TV e também ampliar o espaço.

Onde fica o imóvel? Como os moradores o encontraram e por que queriam morar nele?
O imóvel fica no bairro dos jardins, bem no miolo do bairro, que era exatamente o local onde os proprietários gostariam de morar, por isso apesar do apartamento ser da década de 1960 e precisar de uma grande reforma, inclusive troca total de hidráulica, elétrica, caixilhos (originais eram de ferro e as venezianas de madeira). A escolha pela localização e pela possibilidade de ter um apartamento amplo com janelas bem generosas, muito bem iluminado e ventilado foram os pontos fundamentais para toparem a reforma. Além disso o apartamento também tinha uma planta que viabilizava facilmente a integração das áreas sociais conforme eles queriam.

Quantos m² ele tem?
106m²

O que queriam os proprietários em relação à decoração?  Você deu sugestões para melhorar as ideias do cliente?
Eles queriam uma decoração que aproveitasse alguns móveis de herança, como a Poltrona Mole que era da avó da moradora, e o sofá italiano Marlunga, além disso eles queriam preservar as áreas de circulação para não perderem a sensação de amplitude do espaço. O ponto que foi mais discutido foi a mesa de jantar, que no final optamos por uma grande mesa retangular, que em dias de almoços de família acomoda até 10 pessoas apertadas. O casal gosta muito de madeira e materiais naturais, assim optamos por tecidos, couros e palhinha, fazendo um mix que valoriza as texturas dos materiais naturais, mas acima de tudo buscamos a sensação de aconchego.

Que soluções interessantes de layout, funcionalidade, economia ou sustentabilidade pode citar?
Aproveitando uma parte do dormitório de serviço, criamos um nicho para o móvel da TV. Além de ampliar o ambiente, também eliminou qualquer corredor na área social, otimizando o espaço. Outro ponto importante foi trazer o piso em taco de madeira para a área da cozinha. Isso ampliou a sensação de amplitude, por isso reservamos somente a faixa em frente à geladeira, fogão e pia para o piso em ladrilho hidráulico.

Como você trabalhou as cores e a iluminação dos ambientes?
Temos as paredes brancas como fundo, assim tivemos a liberdade de usar cor em alguns lugares de destaque como o piso em ladrilho hidráulico colorido da cozinha, mas como a ideia era criar um só ambiente, a madeira está sempre presente, seja em alguns móveis ou no piso de taco cumarú. Os principais pontos de cor são o piso da cozinha e as fotos da parede, nos demais itens do projeto valorizamos a harmonia dos materiais naturais como o couro, a palhinha e a madeira, e mesmo tapete em fibra naturais de priorizando suas texturas e cores naturais. Como o ambiente é muito iluminado durante o dia, o casal pediu vários pontos de abajures na decoração, pois não gostam de muita luz, optamos por peças de materiais e texturas diferentes e que ajudaram a compor o mix da decoração como um todo.

Quais as principais dificuldades encontradas durante a obra?
O piso da sala tinha um taquinho, que estava muito danificado e optamos por trocá-lo, pois seria muito complicado reformar o original. Porém os tacos antigamente eram instalados com piche, por isso para podermos instalar o novo taco, além de remover o existente tivemos que demolir todo o contra piso, pois foi a única solução para conseguirmos instalar o novo com cola PU. Além de termos que quebrar o contra piso de muitos m², o que num apartamento é um barulho bem significativo, tivemos que esperar mais 28 dias, para podermos assentar o piso novo, que é o tempo de cura do cimento.





LUCIA MANZANO | ARQUITETURA + PAISAGISMO
Rua Prof. Filadelfo Azevedo, 566 - Vila Nova Conceição - 04508-011






Nenhum comentário:

Postar um comentário