sábado, 15 de março de 2014

Sembra una vespa! Un mito italiano, a San Paolo!!!!!


Audrey Hepburn e Cary Grant em cena de Roman Holiday (A Princesa e o Plebeu, 1953), passeiam de Vespa por Roma. Por esse papel, Audrey ganhou o Oscar de melhor atriz

Audrey Hepburn morou em Roma e aderiu ao "italian way of life". Sua vespa tinha uma cestinha fashion

A Vespa foi lançada na Itália em 1946 e foram vendidas 2.500 peças em seu primeiro ano de existência. Mas foi graças a Hollywood, na década de 50, que a fabricante Piaggio viu a moto cair nas graças do público. No filme Roman Holiday (A Princesa e o Plebeu, 1953), estrelado por Audrey Hepburn e Cary Grant, o casal circula pelas ruas de Roma a bordo de um modelo Vespa Faro Basso, o que ajudou a transformar a moto de pequenas proporções em um símbolo máximo do design italiano. Nesse ano, foram vendidos 100 mil exemplares.

Outros atores de Hollywood também ajudaram a consagrar a fama da Vespa, como John Wayne, que dispensou o cavalo para circular pelos sets com ela. E também Charlton Heston, que, durante as gravações de Ben-Hur (1956), de William Wyler, brincava com os colegas de filmagem pelo Coliseu cenográfico em cima da Vespa.

Quase setenta anos depois de seu surgimento, a Vespa continua a encantar fãs no mundo inteiro, celebridades e cultuadores do bom design italiano. Em 2014, o Istituto Italiano de Cultura promove a exposição Vespa, um Mito Italiano, de 10 de junho a 3 de agosto, no Museu da Casa Brasileira.

Renato Poma, recém-nomeado diretor do Istituto e Adido Cultural do Consulado Geral da Itália, tem muitos projetos em sua gestão. Formado em Literatura e Filosofia pela Universidade de Roma, já esteve nos Istitutos de Córdoba e Buenos Aires, foi Adido Cultural no Ministério de Relações Exteriores em Roma, assim como na Argentina e Lima. É P.h.D em Literatura e Professor em Comunicações Contemporâneas.

"Minha missão nessa gestão do Istituto é trazer o melhor da nossa cultura para os descendentes de italianos e para toda a população de São Paulo", diz Renato Poma. 

Além da mostra da Vespa, o Istituto está promovendo sessões de cinema com longas dirigidos por mulheres italianas e exposição do trabalho da artista plástica Angela Occhipinti. Confira a agenda no final do post. Ci vediamo! Ciao!




O primeiro modelo da Vespa (Moto Piaggio 5 - MP5) foi criado pelo engenheiro Renzo Spolti, em 1943, e batizado de Paperino (Pato Donald) pelos funcionários da fábrica. Enrico Piaggio, dono da empresa, não gostou do modelo e pediu outra versão, mais prática e elegante, para Corradino D'Ascanio. Dois anos depois, nascia a MP6, muito próxima do design que conhecemos hoje (abaixo)



Charlton Heston e Stephen Boyd no set de Ben-Hur, longa de 1959 dirigido por William Wyler


George Clooney passeia de Vespa por Como, cidade italiana


Vespa: o clássico italiano que combina estilo, charme, design e modo de vida


Nanni Moretti também presta sua homenagem à Vespa no longa Caro Diário, de 1993, um dos meus filmes preferidos

Pasqualino Settebellezze, dirigido por Lina Wertmüller, será exibido no IIC no dia 27 de março, às 19h. Entrada gratuita




Cena de Roman Holiday em que Audrey Hepburn foge de Vespa com Cary Grant pelas ruas de Roma





Agenda

Cinema

13/03 às 19h Lezioni di Volo, Itália 2007 - 100'.
Direção: Francesca Archibugi
20/03 às 19h La Bestia nel cuore, Itália 2006 – 116’.
Direção: Cristina Comencini
27/03 às 19h Pasqualino Settebellezze, Itália 1975 – 115’. Direção: Lina Wertmüller

Artes Plásticas

Exposição individual de Angela Occhipinti, no salão do IIC, no dia 25/03. Uma seleção de gravuras da artista e professora italiana ilustra sua constante pesquisa de técnicas e materiais no campo da gravura


Salão Istituto Italiano de Cultura
Avenida Higienópolis, 426
http://www.iicsanpaolo.esteri.it/IIC_Sanpaolo
(11) 3660-8888

Um comentário: