sexta-feira, 21 de março de 2014

Konstantin Grcic, o designer que busca as peças simples, ganha retrospectiva na Alemanha

À primeira vista, uma peça criada pelo designer Konstantin Grcic nos envia uma mensagem bem-humorada. Pegue, por exemplo, a luminária que ele fez para a empresa Flos, em 1998. Batizada de Mayday, as últimas palavras ditas antes de o monstruoso Titatic afundar, é um artefato extremamente prático.

Ela tem um cabo que permite seu deslocamento para, por exemplo, iluminar embaixo de um carro. Ou pendurá-la no varal. Ou deixá-lo no chão mesmo. Foi essa perspicácia e apreço pela "uso fácil" do design que consagrou o profissional, e que ganha, a partir de hoje, uma retrospectiva de seu trabalho no Museu Vitra, em Weil am Rhein, na Alemanha. 

A mostra que celebra as mais de duas décadas de trabalho de Grcic, que tem um estúdio de trabalho em Munique, cidade onde ele nasceu, contou com a participação dele na organização e criação de instalações que poderão ser vistas a partir de amanhã, sábado, 22, pelos visitantes. Nelas, o criativo expõe sua visão sobre lugares para viver, morar e trabalhar.

Desde pequeno, Grcic gostava de desmontar seus brinquedos para entender como funcionavam. É claro que não os conseguia colocar de volta. "Eram exercícios insconscientes de design", diz Grcic ao jornal americano The Wall Street Journal. 

Formado em design pela Royal College of Art de Londres, já criou mobília, produtos e luminárias para as empresas mais conhecidas do mundo, como Flos, Authentics, ClassiCon, Muji, Nespresso e Vitra. Suas peças já fazem parte do acervo de museus como MoMA e Centre Georges Pompidou. Chamado de minimalista, gosta de dizer que prefere as "coisas simples". Para conhecer mais o seu trabalho, visite o site do designer em www.konstantin-grcic.com
  


O designer alemão Konstantin Grcic celebra mais de duas décadas de carreira
Cadeira One, 2004, de concreto, começou como uma brincadeira de papelão e hoje é seu invento mais conhecido. O assento lembra uma bola de futebol. "Criar algo é tomar decisões sobre como prosseguir", diz. 


Bancos Miura, de 2005, empilháveis

Mesa Side, de concreto, de 2014
Bolsa Frame

Luminária Mayday, de 1998, ganhou o prêmio Compasso D'Oro, em 2001. No vídeo abaixo, ele explica porque a peça é tão versátil

Nenhum comentário:

Postar um comentário