segunda-feira, 18 de novembro de 2013

O terno rosa mais famoso da história

Aos 50 anos do aniversário do assassinato de John F. Kennedy, em Dallas, um dos personagens mais interessantes do trágico 22 de novembro continua dando pano pra manga: o terno rosa que Jackie usou. 

Nunca mais visto, a peça de roupa mais emblemática da história da moda permanece intacta e escondida do público em um ambiente refrigerado no National Archives, em Washington, a pedido da família.

Alguns acreditam que sua exibição poderia causar uma histeria em massa. A instituição que guarda o acervo político dos Estados Unidos, recebeu a caixa em 1964, com o terno (saia e casaquinho), o par de meias, e mais os sapatos e a bolsa navy que Jackie usou. O par de luvas brancas e o chapéu se perderam na multidão.

Em 2003,a direção foi avisada pela família (a filha Caroline Kennedy é a herdeira das peças) de que o material passaria a pertencer a seu acervo, contanto que o mantivesse longe do público até 2013. E segundo o jornal The New York Times, não será visto por mais cem anos.  

O terninho de estilo Chanel, rosa com lapela azul-marinho, foi confeccionado pela casa Chez Ninon, a pedido de Jackie. De linhas retas, foi usado seis vezes pela primeira-dama em aparições oficiais. Depois de ver o marido ser assassinado na sua frente, não quis limpar as manchas de sangue. "Eu quero que vejam o que eles fizeram", diz a viúva, que sempre usou seu poder influenciador para criar tendências de moda e de comportamento.


Terninho rosa com lapela azul para acompanhar o marido
John F. Kennedy, assassinado minutos depois


O chapéu pillow box se perdeu na multidão
na hora do disparo que matou o presidente


Jackie se recusou a limpar as manchas de sangue
depois da tragédia e o terninho assim permanece desde
que foi usado em 1963


A Chez Ninon confeccionou o duas peças a pedido de
Jackie, com inspiração na maison Chanel

Nenhum comentário:

Postar um comentário