quinta-feira, 19 de março de 2015

Fernando Zarif - a obra de um artista nunca morre

Tao, carvão e papel sobre tela, de 1994


A capa de Titanomaquia, obra de Fernando Zarif para disco dos Titãs (não estará na mostra, mas confirma o quão versátil foi Zarif)

Fernando Zarif (1960-2010) foi daqueles caras compulsivos que criou muitas obras, fez música, tinha programa de rádio, frequentava as colunas sociais  e vivia de sua arte. Graças a uma família dedicadíssima, após sua morte, toda a sua obra foi revista e catalogada. O artista deixou uma acervo de mais de 2.000 obras. 

Para celebrar esse espólio tão rico, o Instituto Figueiredo Ferraz inaugura no dia 21 de março, sábado, às 16h, a mostra individual "Fernando Zarif" exibindo 116 obras, entre desenhos de grande formato sobre papel e sobre tela, esculturas e instalações. 

Este conjunto de obras apresenta para o público, de forma didática, a trajetória do artista paulistano. Os desenhos são apresentados em duas paredes, perfilando quase três décadas de trabalho, desde sua produção juvenil até suas últimas telas, quando aplicava as tintas das bisnagas diretamente sobre o suporte. Estão aí presentes seus seres imaginários, assim como obras produzidas com materiais incomuns, colagens de objetos como papéis, cadeados, entre outros. São apresentadas também esculturas como A Chave, de 1998, e a impressionante Calvário, de 1990. Além de uma série produzida com fios de cobre.

A mostra tem o mérito de trazer a público algumas obras inéditas do artista, descobertas pelo Projeto Fernando Zarif que catalogou a totalidade da produção do artista a partir de uma minuciosa pesquisa. Dentre elas, estão obras produzidas a partir de materiais como cartas de baralho e adesivos de banca de jornal, cabelos, assim como obras produzidas a partir de instrumentos musicais. 

Esta é a primeira vez que o Instituto produz uma mostra individual de um artista que não faz parte de sua coleção. Conta com o apoio do Projeto Fernando Zarif e das galerias Millan, Jaqueline Martins e Luciana Brito. 

O artista também foi um dos responsáveis por trazer identidade visual ao álbum dos Titãs Titanomaquia, lançado em 1993, criando a capa de um dos discos que marcaram a trajetória da banda.



SERVIÇO:

Exposição: “Fernando Zarif“
Abertura: 21 de março de 2015, sábado, das 16h às 19h 
Período Expositivo: 23 de março a 25 de abril de 2015

Instituto Figueiredo Ferraz
Rua Maestro Inácio Stábille, 200 - Alto da Boa Vista 
Ribeirão Preto - SP – Brasil - CEP: 14025-640 
Tel.: (16) 3623-2261
Horários de Funcionamento: de 3a a sábado das 14 às 18h

Entrada franca


Calvário, obra de madeira de 1990

Sem título, acrílica e lápis de cor

Acrílica, metal e plástico

Areia e cola sobre tela

Cadeado e chaves
Fernando Zarif

Nenhum comentário:

Postar um comentário