sexta-feira, 4 de abril de 2014

Bill Cunningham, o senhor moda de rua

Bill Cunningham em seu local de trabalho:  as ruas de Nova York (às vezes, Paris)
Um dos fotógrafos mais poderosos do mundo, Bill Cunningham, dono de duas colunas no jornal The New York Times, fez fama ao documentar o modo de vida de Nova York, e mais do que tudo, as roupas que desfilaram pelas ruas daquela cidade por quase 50 anos. Há alguns anos, o site do jornal também exibe um vídeo em que ele comenta os looks.

Desinteressado pelos "cabides de grifes", ou seja, editoras de moda que são pagas para vestir roupas na porta de desfiles, ou pessoas sem quase nenhuma originalidade, Cunningham busca a foto que não é óbvia, às vezes até sem foco, e adora quando chove na cidade, assim ele consegue capturar quando as pessoas pulam sobre poças ou sobre o gelo. 

Tamanha relevância, entretanto, não o transformou em uma celebridade. Até bem pouco tempo, morava em um pequeno apartamento no prédio do Carnegie Hall, entulhado com arquivos de metal recheados de negativos. Depois, se mudou para outro apartamento com vista para o Central Park e pediu para o senhorio tirar a cozinha para que pudessem caber mais arquivos. Ele não tem guarda-roupa: suas peças se restringem a casacos azuis descartáveis que ele compra em loja de artigos chineses e calças de estilo militar.

Para mostrar um pouco como é o cotidiano do fotográfo, ele se deixou registrar, depois de muita insistência, pelos cineastas Richard Press e Philip Gefter. O resultado é o documentário Bill Cunnigham New York, lançado em 2011, que mostra como é o trabalho dele, e por consequência, como funciona o mundo da moda.

Aos 85 anos, ele continua indo para a "pauta" de bicicleta, usa filme na câmera fotográfica e pacientemente, espera pela melhor foto nas esquinas da cidade. O documentário mostra como ele vive apenas para o trabalho, do qual se orgulha muito, e como é reverenciado pelas pessoas que fotografa.

Anna Wintour, editora de moda da revista Vogue americana, é dona de uma das melhores frases do documentário. "Nós nos vestimos para Bill", diz ela, fã assumida. O filme está disponível para download no iTunes, aqui.  

Seu material de trabalho: uma câmera e uma bicicleta

Reverenciado pelo grand monde, nessa foto é saudado por Iris Apfel, socialite americana que ele ajudou a transformar em referência e símbolo de elegância

Com Anna Wintour, editora da Vogue Americana
Anna Dello Russo, editora da Vogue Japão, "perseguida" por Cunningham 

No laboratório ele analisa o fruto de seu trabalho
Cunningham nunca abandona a bicicleta, que já teve roubada 29 vezes

Antes de ser fotógrafo, Cunningham vendia chapéus que ele confeccionava
Na rua com os personagens que nem sempre são "cabides de grifes"
Sua coluna semanal no The New York Times mostra as tendências de moda da rua. Abaixo, trailer do documentário Bill Cunningham New York, que o acompanha em Nova York e Paris, mostrando o seu trabalho e seus fãs


Nenhum comentário:

Postar um comentário