Papel de parede da dupla Job Smeets e Nynke Tynagel, da Studio Job, faz parte da mostra no MCB |
Os designers que estão se formando na Design Academy, de Eindhoven, e na Gerrit Rietveld Academie, de Amsterdam, as duas escolas mais prestigiadas da Holanda quando o assunto é design, estão basicamente preocupados em criar peças simples, funcionais e de materiais como plástico, tecido e madeira. Essa é a percepção do curador Jorn Konijn, responsável pela seleção das peças que fazem parte da mostra Design holandês hoje: objetos que indicam a casa de amanhã, em cartaz no Museu da Casa Brasileira até 24 de abril.
Konijn, curador independente que mora em Amsterdam, veio ao Brasil para acompanhar a abertura da exposição e conta que escolheu as peças em "graduation shows" que ele visita regularmente para conhecer jovens talentos. Dentro do museu, o visitante poderá ver bicicletas de madeira, utensílios de cozinha, luminárias, móveis, papel de parede, espelhos, roupas e cadeiras.
"Funcionalidade, simplicidade e materiais são as três preocupações de um designer holandês contemporâneo", diz Konijn, que é formado em Cinema e também se interessa por temas como mobilidade urbana e arquitetura, sobre os quais já palestrou no Brasil.
Na abertura da mostra, o Consulado Geral da Holanda lançou um concurso para a criação de um bicicletário para a cidade de São Paulo. As inscrições já estão abertas e os projetos mais legais serão premiados com bicicleta VanMoof, porcelana Delft Blue e mobília da Dutch Design. Saiba mais em http://www.projecthub.com.br/oportunidades/designholandes
Design
holandês hoje: objetos que indicam a casa de amanhã
Visitação: até
24 de abril
Local: Museu
da Casa Brasileira (11) 3032.3727
Av.
Brig. Faria Lima, 2705 – Jd. Paulistano
Horários: De
terça a domingo, das 10h às 18h
Ingressos:
R$7 e R$3,50 (meia-entrada) | Crianças até 10 anos e maiores de 60
anos são isentos.
Gratuito
aos finais de semana e feriados.
Acesso
a pessoas com deficiência / Bicicletário com 40 vagas
Estacionamento
pago no local
Visitas
orientadas: (11) 3026.3913 / agendamento@mcb.org.br
Lung Plants do designer Tim van Cromvoirt. As luminárias "respiram", oferecendo sensação de tranquilidade a quem estiver no espaço
|
Luminárias de cobre de David Derksen |
Bicicletas de madeira de Jan Gunneweg (mandeira de reflorestamento), Bob Schiller (branca) e VanMoof, de Sjoerd Smit (preta)
|
Banco Tutu, da designer Lenneke Langenhuijsen
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário