segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Burberry - de marca pirateada e monótona a grife de desejo

O trench coat nunca sai da passarela da Burberry - em versão longa no desfile de hoje, em Londres


A Burberry sempre fabricou as capas dos militares britânicos que lutaram em guerras - bom tecido de gabardine, xadrez inconfundível no forro e celebridades que gostavam de desfilar de trench. A marca poderia ter estacionado ali mesmo, vivendo dessa herança pelo resto da vida. Não quis. Ainda bem.

Em 2006, depois de ver amargar vendas e popularidade, com cópias toscas do xadrez pelos quatro cantos do mundo, tomou três atitudes que alavancaram o nome da marca ao Olimpo das marcas de desejo.

1. Contrataram uma mulher, Angela Ahrendts, para tirar a marca do limbo. Ela descobriu que a criação era descentralizada, que o carro-chefe da empresa, o trench coat de gabardine, estava em segundo plano, e que nem os executivos da empresa ou os vendedores, usavam peças da marca, mesmo tendo descontos altos para comprar. 

2. Angela chamou Christopher Bailey para ser o diretor criativo da Burberry. Ele transformou o trench em objeto de desejo, criando versões com tecidos e acessórios diferentes e extrapolou o xadrez para um cartela de cores diversa.

3. Chamaram Mario Testino para fotografar campanhas e vídeos e as modelos Kate Moss e Naomi Campbell personificaram o British style de maneira contemporânea.

Somado a isso, o fato de a marca ter sido a primeira a apostar na transmissão do desfile via streaming em tempo real para o mundo inteiro e outras ações em redes sociais que só ajudaram a consolidar a marca no universo do luxo. A Burberry hoje é tão famosa quanto a realeza britânica, o chá das cinco e o fog londrino. 


Um bom casaco com inspiração militar nunca sai do guarda-roupa

Camisa com inspiração na capinha do trench coat
A clássica padronagem xadrez da Burberry em cartela diferente de cor

Trunfo da marca: misturar casacos pesados com lindos vestidos de festa

Mais um casaco com inspiração militar





Nenhum comentário:

Postar um comentário